EIGHT lança primeira plataforma de Data Science aplicada à comunicação corporativa

Por: Leandro Bortolassi
28/02/2019

Por meio da análise de Big Data, ferramenta proporciona insights para orientação no planejamento estratégico de comunicação e construção de narrativa

 

A Eight Comunicação Integrada acaba de lançar a primeira plataforma de Data Science exclusivamente para a área de comunicação corporativa. O Eight Data Science Index é um protocolo de análise de Big Data que permite a geração de insights e tomadas de decisão a partir do cruzamento de informações disponíveis em qualquer base de dados. A ferramenta foi desenvolvida utilizando metodologias já consagradas na área de estatística e que são amplamente utilizadas por instituições referência na geração de indicadores e projeções econômicas.

O Eight DS Index fornece subsídios que proporcionam precisão no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação, e até mesmo na construção de uma narrativa, tendo como base uma ampla análise de correlações e evidências de dados. A plataforma permite analisar desde o impacto de uma mensagem e sua correlação com determinados perfis de públicos até a modulação do discurso a partir do cruzamento de indicadores socioeconômicos, comportamentais, políticos, geolocalização entre outros. Para Leandro Bortolassi, sócio-fundador da Eight, big data não é tendência, mas uma realidade e que será rapidamente incorporada na comunicação. “Uma das propostas do Eight DS Index é transformar a comunicação em uma ciência exata. O fator humano será sempre fundamental, mas o espaço para subjetividade será cada vez menor”, explica.

 

ESTUDO

Com base no protocolo do Eight Data Science Index, a agência acaba de publicar o estudo Opinião pública e o Decreto da posse de armas: o impacto no comportamento digital do brasileiro, que analisou a percepção da população acerca do Decreto assinado pelo presidente Bolsonaro, que flexibiliza a posse de armas de fogo. Para isso, o mapa cruzou informações públicas geradas pelos bancos de Google, do Ministério da Justiça, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).